Os tipos de Comer – Parte 1

O Livro Intuitive Eating traz um conceito sobre as formas de comer. É como se tivessem mapeado a forma como as pessoas comem e resumido em perfis. O conceito se chama “tipos de comedores”.

Esses perfis de comedores são categorizados em quatro: 1. O comedor cuidadoso, 2. O Profissional da dieta, 3. O comedor inconsciente e 4. O comedor intuitivo.

O perfil de “comedor cuidadoso” pode ser definido como aquelas pessoas que estão sempre vigilantes com a comida, têm conhecimento sobre o conteúdo nutricional dos alimentos e gostam de passar a impressão de comer sempre de forma “fitness”. Neste perfil é comum que a pessoa se prive durante a semana para poder exagerar na alimentação em ocasiões como eventos sociais e após o exagero compense com dietas. Além disso tende a se preocupar excessivamente com certos alimentos, planeja meticulosamente sua alimentação e monitora a quantidade de comida que come. Neste caso, o motivador para o indivíduo controlar sua alimentação é sua aparência física, não por motivos de saúde, se assemelhando com estilo de dieta.

Apresentar esse perfil de comedor pode gerar problemas pois afeta a relação que o indivíduo tem com a comida e gera impactos negativos em seu corpo.

O perfil de “profissional da dieta” pode ser definido como aqueles que estão sempre em dieta. Adoram testar as dietas da moda ou truques de emagrecimento da internet. Geralmente estas pessoas têm bastante conhecimento sobre a composição dos alimentos, calorias, contagem de carboidratos e truques de dieta. São cuidadosos com o que comem mas com o intuito de emagrecer, não de saúde. Quando não estão oficialmente em dieta, estão pensando na próxima, entretanto não é incomum que ocorram episódios de compulsão alimentar, ou o exagero alimentar em uma última refeição antes de começar a nova dieta. Geralmente possuem o “pensamento positivo”, que um novo dia é uma chance de recomeçar e acabam entrando no ciclo vicioso da dieta (faz dieta, se frustra/têm compulsão alimentar, dieta de novo…).

Ter esse perfil de comedor torna a relação com a comida difícil e cansativa, as idas e vindas das dietas tornam perder peso difícil, além dos episódios de compulsão alimentar que podem ser frustrantes. Além disso, em casos mais extremos, a repetição de dietas restritivas é fator de risco para o desenvolvimento de Transtornos Alimentares.

Você se identificou com algum desses dois perfis de comedores? No próximo conteúdo vamos falar sobre o comer intuitivo, uma forma de se alimentar de acordo com as necessidades do seu corpo.

Referências:

[1] TRIBOLE, Evelyn; RESCH, Elyse. Intuitive Eating: A Revolutionary Program That Works. 2nd Edition. St. Martin’s Griffin, 2003.