Health at every Size: O que é?

Somos expostas diariamente a imagens de corpos de diferentes tamanhos, mas ainda sim tendemos a nos comparar com corpos magros e queremos atingir um padrão ideal de magreza. A indústria da beleza incentiva padrões de beleza pois gera lucro com este padrão. Portanto, é preciso ser crítica quanto à necessidade de mudar seu corpo.

É necessário compreender que diversos fatores influenciam a forma e tamanho do nosso corpo, alguns deles são nossa alimentação e prática de exercícios físicos, porém, grande parte da nossa genética também dita como nosso corpo é.

Você já procurou perder peso por meio de dietas restritivas ou compensando com exercícios físicos intensos? Muitas vezes a perda de peso por meio de exercícios, restrição alimentar ou modificação de comportamentos não são eficazes.

Entretanto, apesar de tentar muitas vezes e nenhuma dar certo, as vezes continuamos insistindo nos mesmos hábitos para chegar a uma perda de peso, pois acreditamos que depende apenas da força de vontade e em algum momento chegaremos ao objetivo.

Diversas tentativas frustradas podem resultar em ciclos de ganho de peso que podem comprometer sua saúde física e psicológica. Por vezes, a importância dada ao emagrecimento e a frustração de não alcança-la podem gerar ódio à seu corpo, distúrbios alimentares e dependência de exercícios.

Porém, existe uma abordagem que procura diminuir este problema. É conhecido como “Health at Every Size (HAES) – Saúde em Todos os Tamanhos. Esta abordagem inclui a aceitação da:

                                        – Diversidade natural da forma e tamanho dos corpos;

– Ineficácia e perigos das dietas para a perda de peso;

– Importância de uma alimentação tranquila em resposta a estímulos corporais internos; e

– Contribuição crítica de fatores sociais, emocionais e espirituais, bem como físicos, para a saúde e felicidade.

A HAES promove o conceito de que um peso adequado e saudável para uma pessoa não pode ser determinado por números de uma escala, por um gráfico de altura e peso, pelo cálculo do índice de massa corporal (IMC) ou porcentagens de gordura corporal.

A HAES define que um “peso saudável” é o peso no qual uma pessoa mantém quando atinge um estilo de vida “gratificante e significativo”. Isso significa, quando a pessoa come de acordo com os sinais internos de fome e saciedade, pratica níveis razoáveis ​​e sustentáveis ​​de atividade física, entre outros.

No conteudo da próxima semana iremos nos aprofundar mais na abordagem HAES!

Referências:

[1] ROBISON, Jon. Health at every size: toward a new paradigm of weight and health. MedGenMed. 2005;7(3):13. Published 2005 Jul 12.