Como é a sua relação com o chocolate?

Na última quinta-feira, dia 7 de julho, foi comemorado o Dia Mundial do Chocolate. Sabemos que, só de pensar nesse alimento, algumas pessoas podem ficar mais tensas ou mais ansiosas, justamente por não saberem como lidar com o chocolate.

E a questão que trazemos hoje é essa: como é a sua relação com o chocolate?

Em algum momento da sua vida, você já parou para pensar como é e como está essa relação? Talvez, desde pequeno você enxergue o chocolate como algo proibido, um vilão da alimentação ou como um alimento que só faz mal à saúde, pois causa aumento do peso e ponto final.

A verdade é que o chocolate não precisa ter essa vestimenta de vilão da alimentação. O que é importante é entender como e por que você vai comer esse alimento, qual é o contexto, qual é a quantidade, entre outros pequenos questionamentos que você pode fazer a si mesmo. Muitas vezes, por ser visto como algo proibido, o chocolate é comido escondido, ou com muita culpa envolvida. 

Desde muito cedo o chocolate está presente na vida dos brasileiros, seja junto ao leite, seja em festas de aniversário, ou ainda, nas sobremesas do dia a dia. Além disso, ele pode ser motivo para que se coma toda a comida salgada, para poder ganhá-lo como sobremesa. Essa prática de recompensa, é bastante complexa, pois faz com que a criança entenda que o chocolate é um prêmio e esse hábito, muitas vezes, é levado para a vida adulta.

Por isso, é importante refletir como está a sua relação com o chocolate. Para que você entenda que, se você come muito ou se você tem medo dele, é porque essa relação, provavelmente, ocorre desde muito cedo na sua vida, e, de maneira automática, você nem percebe como funciona essa relação. 

É possível fazer as pazes com o chocolate e conseguir mudar a sua visão sobre ele. Não é o consumo moderado desse doce que fará com que você engorde ou emagreça. É possível apreciar com moderação e viver em paz com o doce.

Por Louise Barbosa

Nutricionista