Arthur Aguiar e o ciclo restrição-compulsão

No último mês o BBB22 vem protagonizando os assuntos mais falados na internet. Entre eles esteve muito presente o comportamento alimentar do ator Arthur Aguiar, casado com a coach Maíra Cardi, especialista em emagrecimento, que é conhecida pelas famosas dietas (bem) restritivas. Foram muitos os “memes” criados a partir das cenas em que o ator aparece comendo pão, um alimento comum na mesa dos brasileiros, que é considerado “proibido” pela esposa e por muitas pessoas que são praticantes de dietas restritivas. Segundo o Gshow, Maíra disse a seguinte frase:

 

Você acabou de destruir todo o trabalho que eu fiz no seu corpinho. Nove quilos se foram à toa. Trinta dias batalhando nesse corpinho para estar aí bonito, à mostra, para todo o Brasil ver. E você comeu pão! Não faça isso.”

 

Como já vimos em conteúdos anteriores, quando restringimos nossa alimentação passamos por um ciclo, que normalmente inicia a partir de uma insatisfação com o corpo. A partir dessa insatisfação iniciamos uma dieta (restrição) que, por sua vez, aumenta consideravelmente nossos níveis de ansiedade e provoca a compulsão, terminando em culpa.

Os memes criados a partir dos comportamentos do participante do BBB ilustram muito bem esse ciclo que tanto falamos (restrição/compulsão). A voz de Maíra falando com Arthur nos parece familiar. Quantas vezes você já ouviu essa voz interna, crítica e punitiva, que diz: “você não pode comer isso”, “você não deveria estar comendo”, ou “você precisa começar uma dieta”?

Nesse sentido Arthur serve como exemplo, visto que na primeira oportunidade que têm de estar longe dessa “voz” e desse controle, o ator aproveita para comer o pão. Ou seja, o que queremos dizer é que, nesses casos, quando passamos por um período de restrição, a nossa vontade de ingerir aqueles alimentos aumenta muito, nos fazendo, inclusive, consumir quantidades muito maiores do que necessitamos.

Ao restringir um alimento como o pão (se você gosta), por exemplo, as chances de que você comece a apresentar pensamentos obsessivos por esse alimento são muito grandes. Ou seja, ao invés de manter uma relação saudável e equilibrada com esse alimento, a 3tendência é que episódios compulsivos aconteçam quando você tiver a oportunidade de comê-lo, ou de ingerir outros alimentos que estejam disponíveis no momento.

E não, o pão não é vilão e não destrói nada. Ao nos afastarmos desses pensamentos de dietas conseguimos construir uma relação saudável com o nosso corpo e com a comida, de forma equilibrada e atenta.

 

Vamos construir uma melhor relação com o nosso corpo e com a comida?

Entre em contato conosco, a Alimentas pode te ajudar! <3

 

REFERÊNCIAS

DE ALMEIDA ANDRADE, Cháritas et al. Dietas restritivas e o risco para o desenvolvimento de compulsão alimentar em adolescentes. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 50918-50928, 2021.

RISSATO, Laís. Maíra Cardi se diverte com vídeo viral em que proíbe Arthur Aguiar de comer pão no BBB 22. Gshow, 2022. Disponível em: <https://gshow.globo.com/tudo-mais/tv-e-famosos/noticia/maira-cardi-se-diverte-com-video-viral-em-que-proibe-arthur-aguiar-de-comer-pao-no-bbb-22.ghtml>. Acesso em: 14 de fev. de 2022.