Transtornos Alimentares: Bulimia Nervosa – o que é?

O foco excessivo na imagem corporal e no peso podem levar ao desenvolvimento dos transtornos alimentares e a Bulimia nervosa ou simplesmente Bulimia é um deles que são caracterizados por uma perturbação persistente no comportamento ou na alimentação o que pode comprometer o funcionamento psicossocial e a saúde física.
A Bulimia é caracterizada por episódios recorrentes de compulsão alimentar seguidos de comportamentos compensatórios inapropriados recorrentes para impedir o ganho de peso devido a auto avaliação individual indevida, influenciada pela forma e pelo peso corporal e para que seja considerada um transtorno deve ocorrer, no mínimo uma vez por semana durante três meses, e o que determina se o transtorno tem nível de gravidade, leve, moderado, grave ou extremo é o número de episódios de comportamentos compensatórios inapropriados por semana. (Critérios DSM-5).

Um “episódio de compulsão alimentar” é a ingestão, em um período de tempo determinado, de uma quantidade de alimento maior do que a maioria dos indivíduos comeria em um mesmo período e deve ser acompanhada por uma sensação de falta de controle que geralmente ocorre em segredo ou da forma mais discreta possível.

Posteriormente temos outro aspecto fundamental da Bulimia que é o uso recorrente de meios inapropriados para impedir o ganho de peso, como o uso de fármacos purgativos, laxantes e diuréticos que fazem a pessoa se livrar de resíduos indesejados e podem causar diarreia ou desidratação devido ao abuso destes medicamentos.

O ato de induzir o vômito também é um meio utilizado pelos bulímicos com o intuito de controlar o peso e este ato pode causar a perda de ácido gástrico o que pode o produzir alcalose metabólica gerando um nível sérico de bicarbonato elevado, como também a perda significativa do esmalte dentário e o aumento das cáries dentárias e dos desgastes dos dentes devido aos vômitos serem frequentes.

Outras pessoas ainda, optam por praticar exercícios em excesso ou por jejuar por um dia ou mais com o objetivo de impedir o ganho de peso. Os Indivíduos com bulimia nervosa geralmente estão dentro da faixa normal de peso ou com sobre peso (IMC > 18,5 kg/m2 e < 30 em adultos).

O transtorno é mais comum em indivíduos do sexo feminino do que no masculino o que pode causar irregularidade menstrual ou amenorreia e é raro em obesos pois os bulímicos costumam restringir seu consumo calórico total e optam, por alimentos dietéticos.

Os possíveis gatilhos que levam a bulimia são multifatoriais podendo iniciar durante ou depois de um episódio de dieta para perder peso ou após e durante momentos de estresse na vida ou até mesmo por questões familiares de dificuldades de convivência como questões de desamparo, comportamentais e vulnerabilidades genéticas, mas principalmente pela preocupação com o peso, a imagem a baixa autoestima, sintomas depressivos, transtorno de ansiedade social e transtorno de ansiedade.

A Bulimia causa sofrimento físico e psíquico nos indivíduos e a ideação suicida e o próprio suicídio é alto nos quadros de Bulimia Nervosa, por isso a importância da busca por atendimento multidisciplinar.

Esta equipe multidisciplinar será composta por um nutricionista que adequará a rotina do paciente a uma alimentação saudável e compreenderá o contexto da relação do mesmo com a ingestão de alimentos e o meio em que ele convive e encaminhará o bulímico para um psicólogo que irá acolher o paciente através da terapia e a prática de técnicas cognitivas e comportamentais possibilitando que o paciente consiga administrar o momento presente e fazer com haja remissão dos sintomas das ações que realiza e dos critérios do transtorno do paciente com o auxílio de um médico psiquiatra que deve prescrever fármacos com o objetivo de auxiliar neste processo químico, fisiológico, neurológico e comportamental.

Muitos pacientes com Bulimia, atribuem suas perturbações do humor ao transtorno e em algumas pessoas, a perturbação do humor precede o desenvolvimento de bulimia nervosa. A desregulação emocional o humor deprimido e a relação com a própria imagem corporal bem como a ansiedade e a relação compulsiva com os alimentos e as maneiras de compensação inapropriadas geralmente cedem depois do tratamento multidisciplinar para a Bulimia Nervosa.


Por Vanessa Feretto

Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais
[Recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento
et al.]: revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli [et al.]. – 5. Ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre Artmed, 2014.

Transtornos alimentares e obesidade [recurso eletrônico] Maria Angélica Nunes … (et. al.). – 2 ed. Dados eletrônicos. – Porto Alegre. Artemed, 2008.