Como os estudantes de Educação Física se sentem em relação aos seus corpos

Pelo mundo inteiro existem aulas de Educação Física e Saúde, para aluno de 5 a 16 anos, sejam elas obrigatórias ou eletivas. Nas aulas de saúde, os professores são responsáveis a ensinar os alunos sobre nutrição, comidas saudáveis e escolhas de vida como: álcool, outras drogas, saúde mental e bem-estar, assim como segurança, auto-estima e higiene pessoal. Agora, nas aulas de educação física, as aulas são, na sua maioria, focadas no desenvolvimento das habilidades motoras dos alunos, assim como a participação em jogos e esportes, danças e outras atividades.

Três décadas de pesquisas sobre padrões de alimentação pessoal e exercícios dos Estudantes de Educação Física (EEF) mostram que eles são, de fato, mais ativos fisicamente do que os estudantes de outros cursos. No entanto, as razões para isso são possivelmente relacionadas a práticas de controle de peso nada saudáveis. Alguns desses problemas de saúde são exercício excessivo, passar fome, vomitar, laxantes e fumar cigarros. Os pesquisadores também descobriram que 29% dos homens entrevistados gostariam de aumentar a sua massa muscular e 6% falaram que fumam para controlar o peso. Outros estudos também mostraram as EEF estão mais sujeitas a bulimia e a problemas de auto-estima em relação a estudantes de outros cursos.

Esse estudo aponta que os EEF que estão passando por problemas relacionados ao seu corpo, nutrição e auto-estima podem estar nessa situação devido a um aumento de pressão social, pessoal e relacionada aos seus empregos. Tudo isso por uma razão: eles precisam demonstrar que estão em boa forma e estão saudáveis. Uma das razões que o estudo encontrou para isso foi que os EEF que a aparência física é um fator decisivo para os estudantes conseguirem empregos. Isso porque os alunos que possuíam notas piores, mas estavam mais em forma do que seus colegas com notas melhores e que não aparentavam estar tão saudáveis quanto eles tinham maior empregabilidade.

Esse estudo, então, confirma que os problemas de alimentação dos EEF e os comportamentos em relação à prática excessiva de esportes estão acima da média, quando comparados a estudantes de outros cursos. Como atitudes a serem tomadas para melhorar esse panorama podemos citar programas de caráter educacional para os EEF, com o intuito de garantir tanto o bem-estar, quanto a capacidade do futuro profissional de promover uma boa relação quanto ao seu corpo, à sua nutrição e às suas atividades físicas.

Fonte: https://jeatdisord.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40337-016-0133-z

 

Veja também:

Alimentas

Nutricionista em Porto Alegre

Como Problemas Relacionados Ao Seu Corpo Podem Afetar Você

Doença Celíaca e Anorexia