Esutdo relaciona Doença Celíaca e Anorexia

Um novo estudo feito por pesquisadores suecos descobriram que mulheres que têm a Doença Celíaca podem estar mais propensas à Anorexia. Os pesquisadores suecos descobriram que o risco de ter Anorexia é mais acentuado nas mulheres com Doença Celíaca tanto antes, quanto depois do diagnóstico. A Doença Celíaca é um problema digestivo onde a pessoa não consegue comer glúten, que está presente no trigo, cevada e centeio.

As razões para essa ligação entre a Doença Celíaca e a Anorexia não está completamente explicada no estudo. Além disso, para esclarecer o estudo, a relação entre as duas não é de causa e consequência, ou seja, não foi provado que a Doença Celíaca causa a Anorexia. Contudo, muitos médicos americanos disseram que não ficaram surpresos com essa descoberta.

A Doutora Hilary Jericho disse que muitos médicos estão cientes da possibilidade de pessoas que possuem a Doença Célica desenvolverem algum transtorno alimentar. Ela explicou que, em função da exclusão do glúten da sua alimentação, alguns pacientes acabam levando a sua dieta e a sua restrição alimentar muito além do necessário. Por exemplo, eles acreditam que, caso comam a comida errada, os seus sintomas virão muito fortes, por isso eles são muito rígidos quanto a sua dieta.

Mesmo que a Doença Celíaca não seja um transtorno alimentar, ela possui alguns sintomas em comum com a Anorexia. Ambas podem causar perda de peso, fadiga, inchaço abdominal e, em crianças, puberdade tardia e baixo crescimento. Além disso, o diagnóstico da Anorexia não é sempre fácil e deve envolver a presença de um psicólogo e outro profissional da saúde capaz de diagnosticar fisicamente o paciente.

Esse estudo teve como amostra 18 mil mulheres suecas que foram diagnosticadas com a Doença Célica por meio de uma biópsia do seu intestino. Então, eles compararam essa mulheres com outras 18 mil que não foram diagnosticadas com a doença. Foi constatado que o grupo de mulheres diagnosticado com a doença era duas vezes mais propenso a ter Anorexia do que o outro grupo. Esses dados foram retirados de mulheres depois de diagnosticadas com a doença. Agora, a relação foi mais forte entre mulheres diagnosticadas com Doença Célica antes dos 19 anos de idade.

O estudo conclui que caso o paciente tenha Doença Célica e perceba que a sua dieta não está saudável, ele deve conversar com o seu médico.

Fonte:   http://www.webmd.com/digestive-disorders/celiac-disease/news/20170404/study-links-celiac-disease-anorexia#2

 

Veja ainda:

Alimentas

Nutricionista da Alimentas

Como Problemas Relacionados ao seu Corpo Podem Afetar Você

Estudantes de Educação Física e a sua Relação com os Seus Corpos