Monotonia alimentar e descontrole: qual a relação?

Descontrole alimentar se caracteriza pelo consumo exagerado de alimentos, com ou sem a presença de fome. Já a monotonia alimentar é quando a pessoa costuma com frequência, consumir os mesmos alimentos, limitando sua variedade ou quantidade. Embora possa ser discutido, a monotonia alimentar tem sido associada ao descontrole alimentar, gerando possivelmente um aumento da gordura do corpo.

Como já colocado nas redes sociais da Alimentas anteriormente, alimentação saudável não é consumir só frutas e verduras, é também comer carboidratos e doces. O descontrole alimentar pode acontecer justamente quando existe um comportamento restritivo, fazendo privação de alimentos mais calóricos como bem ilustra a imagem na parte da direita. Um dos princípios do comer intuitivo é rejeitar a mentalidade de dieta, já que as dietas são regras externas que não possibilitam entrar em contato com sinais de fome e saciedade, muitas vezes causando a recuperação parcial ou total do peso que foi perdido. Quando se trabalha com o comportamento alimentar, o peso ideal quem diz é o próprio paciente, no momento em que ele consegue estabelecer uma relação tranquila na hora de comer.  Uma ideia boa é compartilhar o momento da refeição, tornando a situação agradável e diminuindo o risco de consumir alimentos de forma exagerada.

Segunda-feira teve vídeo no stories, perguntando se o pessoal já sabia onde ia passar a Páscoa e se a quantidade de chocolate que iam ganhar ia ser um problema. Teve quem respondeu que sim, teve quem respondeu que não. E você que tá lendo, já pensou sobre isso?