Por que os carboidratos são colocados como vilões?

Carboidratos são macronutrientes responsáveis por nos fornecer energia.

Dietas de baixo conteúdo de carboidrato surgiram em 1863, propostas primeiro por um agente funerário, William Banting, depois por médicos, como Nathaniel Davis, que publicou Comida para gordos: tratado sobre a corpulência com dieta para sua cura. 

É muito antigo, certo? E se teve a dieta de South Beach, dieta Dukan e o problema de obesidade continua, talvez colocar o carboidrato como vilão não seja a melhor ideia! Pelo seguinte, ele serve para nos fornecer energia. O que acontece é que quando comemos em excesso, o corpo estoca como gordura, para usar mais tarde.

Confira os carboidratos que junto com as carnes, ovos, legumes, hortaliças, frutas, lácteos, leguminosas devem ser a base da nossa alimentação, conforme o Guia Alimentar para a população brasileira:

batata, arroz, aipim massa e farinhas.

Esses alimentos devem sim ser consumidos, junto com outros, em quantidades adequadas para nos fornecer energia e os nutrientes que precisamos. Veja que pão e doces não estão nessa lista.

 

Calma. Isso não significa que não podemos comer pão e doces. Isso significa que pão e doces não podem e não devem ser a base da nossa alimentação! O pão pode estar presente no café da manhã por exemplo, e os doces podem ser consumidos com moderação, já que tem uma função grande de prazer e pouco nutritiva. Zerar carboidrato, fazer low carb, fazer restrição importante com o carboidrato não é uma estratégia interessante a longo prazo e aumenta o risco de compulsão. Procure uma nutricionista caso precise de um auxílio específico sobre carboidratos.

Apoio: Chaves e livro Nutrição Comportamental