O que é Mindfulness?

O que é Mindfulness?

Por Tamara G. Chazan

Mindfulness, cuja tradução para o português é atenção plena, está super em alta porque tem se visto em nível de ciência que auxilia no tratamento da depressão, ansiedade, obesidade e transtornos alimentares. Pode ser praticado por qualquer pessoa, menos quem sofre de delírios, alucinações e não está em tratamento. Embora tenha suas raízes no budismo, não tem nenhum vínculo com essa prática religiosa.

Mindfulness é um tipo de meditação. Na correria do dia a dia, acabamos muitas vezes não conseguindo aproveitar os momentos como gostaríamos e nem nos damos conta disso! Quantas vezes engolimos os alimentos sem nem sentir o sabor? Sem nem mastigar direito? Ou quantas vezes esquecemos onde colocamos a chave da casa, do carro porque não estávamos prestando atenção? A ideia é trazer a atenção para o momento presente.

Veja um exemplo:

O cachorro está totalmente Mindful. Está pensando no que ele está vendo 🙂 Já a pessoa, está pensando em várias coisas! Ela está Mind Full = com a mente cheia! A ideia não é esvaziar a mente, até porque isso é impossível! A ideia é justamente você se dar conta no que está pensando, e trazer a sua atenção para o momento presente! Sem ficar se julgando, e com atitude de abertura e curiosidade. Como se você nunca tivesse visto uma árvore! Aprecie esse momento como se fosse a primeira vez. Que percepções você tem?

As práticas não tem como foco o relaxamento, embora possa acontecer. Sua prática também não tem como foco emagrecimento, embora possa acontecer. Existem práticas informais e práticas formais. Fica muito mais fácil de entender quando praticamos. Se você quer ter uma experiência, sugiro que ao término do texto, escute esse vídeo, que é uma prática formal: https://www.youtube.com/watch?v=_x6X-55MaTk

O Mindful Eating (Comer com Atenção Plena) é uma prática informal. O primeiro passo para praticar, é desligar a televisão, deixar de lado o celular, não comer no carro, no ônibus ou caminhando. O momento da refeição é único. É você e sua comida. Orientar as pessoas que comam devagar e prestando atenção nos alimentos é importante. Mas não suficiente. Veja o que você está comendo. E reflita:

Quais lembranças este alimento tem?
Que cheiro ele tem? É gostoso?
Qual a consistência? Qual a temperatura? É crocante?
Que gosto ele tem? A quantidade que você serviu foi suficiente? Ou foi demais? Você consegue perceber se está satisfeito?

Essas são algumas perguntas que podem ajudar quem quer virar um comedor intuitivo. Tem MUITO mais. A Alimentas trabalha com práticas de Mindfulness e Mindful Eating. Informe-se pelo (51) 99228.5025 e agende a sua consulta ou fique por dentro dos próximos cursos.