Terapia x Atividades Terapêuticas

   É comum ouvirmos as pessoas dizerem: “Tal atividade é minha terapia”. Entre essas atividades podem estar: leitura de livros, viagens, consumo de bebidas alcoólicas, saída com amigos, exercícios físicos, assistir filmes, comer comidas que gostamos e muitas outras. Essas atividades podem ser muito prazerosas e nos proporcionar bem estar, em alguns casos aumentando, inclusive, nossa qualidade de vida. No entanto, é importante lembrarmos que, apesar de se tratarem de atividades terapêuticas, elas não substituem a psicoterapia (chamada também apenas de terapia). A psicoterapia é uma atividade realizada por profissionais psicólogos, baseada em evidências científicas, que utiliza a escuta, ferramentas e técnicas específicas de acordo com a abordagem teórica utilizada por cada profissional.

   Ao buscar psicoterapia, o paciente pode escolher entre profissionais que utilizam abordagens distintas em sua prática, sendo algumas dessas: Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicanálise, Terapia do Esquema, Terapia Sistêmica, Humanista, Gestalt Terapia, Behaviorismo, Terapia de Aceitação e Compromisso, Comportamental Dialética, entre muitas outras. Cada paciente vai se adaptar melhor a uma abordagem específica, o importante é estar em acompanhamento profissional sempre que sentir necessidade. A psicoterapia é adequada para qualquer pessoa que tenha interesse, seja por questões emocionais, autoconhecimento, relacionamentos, família, trabalho e carreira, luto, questões relacionadas à imagem corporal e a comida, sintomas de ansiedade, depressão, outros transtornos ou até mesmo para melhora da qualidade de vida, seja qual for a demanda.

   As atividades reconhecidas como terapêuticas pelos pacientes são muito incentivadas durante o processo terapêutico, desde que não causem prejuízos à saúde. É muito importante que as pessoas consigam identificar e realizar atividades que proporcionem bem estar regularmente.

   Dessa forma, é de extrema importância diferenciar as atividades terapêuticas da psicoterapia, sendo necessário incluir ambas em nossas rotinas, sem que uma tire o espaço da outra. É importante lembrar também que terapia faz bem para TODOS, não somente pessoas que tenham algum transtorno.

   E você, já incluiu atividades terapêuticas na sua rotina? Já pensou em fazer terapia? A Alimentas pode te ajudar! Também realizamos atendimentos sociais em psicologia!

Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou Instagram <3

Por Nathalia Weschenfelder