Saúde Mental e Pandemia

Há dois anos vivemos em tempos de angústias e incertezas. É fato que cada um de nós é afetado pela pandemia de uma forma diferente, mas essas inseguranças nos abalam psicologicamente de forma ampla, que vão desde a insegurança financeira até a preocupação constante com a nossa saúde e dos nossos familiares. Inevitavelmente a saúde mental dos indivíduos entra nesse jogo de esperança por dias melhores que, muitas vezes, se transforma rapidamente em notícias não tão boas, como números altos de novas pessoas infectadas pelo vírus e o surgimento de novas variantes.
É esperado que, em situações de pandemia, as pessoas se sintam mais estressadas e preocupadas, o que acaba acarretando problemas na saúde mental que logo são percebidos e se mantém a longo prazo. Os principais fatores desencadeantes dos sintomas psicológicos são: medo da exposição e do contágio, medo do confinamento e isolamento social, e medo de novas medidas que nos forcem a fazer mudanças na rotina (como não poder se reunir com entes queridos ou começar a trabalhar remotamente, por exemplo). Também é importante mencionar que as pessoas que sofreram perdas de renda relatam uma piora na saúde psicológica.
Segundo estudos realizados no mundo inteiro, o impacto da pandemia de Covid-19 na saúde da população têm maior potencial para causar prejuízos na saúde mental do que na saúde física. Os principais problemas psicológicos causados ou agravados pela pandemia são:
          1. Ansiedade;
          2. Depressão;
          3. Estresse;
          4. Insônia.
Ao passar por momentos complicados como este em que vivemos, muitas pessoas utilizam estratégias disfuncionais para lidar com o estresse, como o excesso de comida, álcool e outras drogas, que trazem uma sensação de alívio imediato. Por isso, é importante que possamos apoiar uns aos outros e procurar estratégias mais eficientes para lidar com o sofrimento, buscando por serviços de saúde mental.
Atualmente vivemos em uma realidade que tenta a todo o momento voltar ao “normal”. No Brasil, após as campanhas de vacinação, já foram liberadas diversas atividades e locais que estavam fechados e proibidos para evitar maior contágio, o que novamente muda nossas rotinas e modos de viver. No entanto, seguimos ameaçados por novas variantes e novos surtos da doença. Por isso, estamos ainda muito expostos a estressores que podem nos abalar e causar sintomas psicológicos nocivos à saúde. Ou seja, é de extrema importância que possamos priorizar nossa saúde mental e procurar ajuda profissional se sentirmos necessidade, evitando maiores prejuízos futuramente.

A saúde mental exige atenção, principalmente nesse período de tantas mudanças, porém, sabemos que nem sempre esse tipo de atendimento é acessível a todos.
Você sabia que a Alimentas conta com atendimento psicológico social? 
Entre em contato conosco e agende seu horário.

REFERÊNCIAS

LOBO, Larissa Aline Carneiro; RIETH, Carmen Esther. Saúde mental e Covid-19: uma revisão integrativa da literatura. Saúde em debate, v. 45, p. 885-901, 2021.