Ovo de Páscoa de Berinjela?

   No dia primeiro de abril, data conhecida como Dia da Mentira, foi publicado por uma empresa nacional de chocolates uma pegadinha sobre a mesma estar vendendo ovos de Páscoa sabor Berinjela neste ano. Felizmente, a publicação era apenas uma brincadeira. No entanto, é possível fazer uma grande análise sobre o fato. A postagem foi realizada no intuito de trazer mais engajamento para a marca, o que de fato aconteceu, visto que a publicação foi bastante comentada. Porém, muitas pessoas acreditaram e até mesmo acharam interessante a ideia de um ovo vendido nesse sabor. Nesse sentido, é preciso comentar sobre a grande cultura da dieta envolvida nesse caso. 

   O sentimento de insatisfação corporal é comum a muitas pessoas, principalmente entre as mulheres, e, todos os dias, vemos nas mídias sociais ou na televisão, por exemplo, uma extrema exaltação pelo corpo magro. Justamente a esse padrão divulgado, que propaga a ideia de que nosso corpo só será bonito quando estiver esbelto e musculoso, milhares de pessoas se submetem a dietas restritivas e a práticas de exercícios físicos em excesso por muito tempo. Infelizmente, essa rotina, na maioria das vezes, é forçada e, ao invés de trazer prazer e bem-estar para quem está praticando, acaba, na maioria das vezes, trazendo apenas frustrações. 

   Muitas das práticas acima citadas estão incluídas no que chamamos “cultura da dieta”. O caso do ovo de berinjela é um ótimo exemplo. Dentro da cultura da dieta diversos alimentos são considerados como nossos “inimigos”, ou melhor, como alimentos proibidos. Deste modo, a partir dessa percepção um sentimento de culpa é gerado quando comemos alguma comida considerada como não permitida. Assim, o ovo de páscoa tradicional deixa de ser apenas um chocolate e leva o título de perigoso ou prejudicial à nossa saúde, por ter muito açúcar e diversos outros fatores, por exemplo. Logo, essas ideias acerca da comida acabam gerando uma série de restrições, que, na maioria das vezes, aumentam o desejo de comer cada vez mais esses alimentos proibidos. Ao sermos proibidos de comer alguma comida, é muito provável que maior será a nossa vontade em degustar aquela preparação específica. Deste modo, quando “caímos na tentação” o sentimento de culpa irá se propagar e as chances de ocorrer o desenvolvimento de um transtorno alimentar são altas.

   Assim sendo, é possível entender um pouco mais sobre o porque um ovo de páscoa sabor berinjela soa um tanto estranho. Dentro desse contexto, é preciso entender que está tudo bem degustar um ovo de páscoa tradicional e que não é preciso restringir nenhum alimento específico da sua dieta, apenas respeitar a frequência e a quantidade a qual se come. Não é necessário comer um ovo de páscoa sabor berinjela para ser saudável. Ser saudável é ter equilíbrio, tanto sobre a nossa alimentação quanto em outros fatores da nossa vida. Por fim, lembre-se de desfrutar os seus chocolates de Páscoa com a consciência tranquila, saboreando com calma e aproveitando os momentos que esse período traz. 

   Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou Instagram 🙂