O que você não sabe sobre a recuperação de um transtorno alimentar

“Estamos aqui para você.”

“Você não está sozinho.”

“Sempre estou aqui para lhe ajudar.”

Essas são algumas das frases que alguém que passa por um transtorno alimentar ouve de amigos, familiares e de terapeutas. Mesmo com essas palavras de carinho, muitos indivíduos sentem-se sozinho – todos os meses, semanas e até mesmo todos os dias. Alguns sentem que as pessoas estão mentindo para elas, porque, embora as pessoas continuem dizendo que você não está sozinho, porque, nos momentos que você mais precisa, parece que nunca há ninguém ao lado delas?

Parece que há um equívoco sobre a recuperação de um transtorno alimentar. As pessoas que você gosta estão tentando ajudá-lo, isso é fato. O mais difícil de compreender, por mais lógico que pareça, é que tudo depende de você, por mais que esqueçamos disso.

Às vezes esquecemos que as pessoas ao redor não conseguem compreender o que está acontecendo na cabeça e na vida de alguém com um transtorno alimentar. Até mesmo alguém que tenha passado por uma situação parecida pode não entender como você se sente, pois todos reagimos de maneiras únicas e, portanto, diferentes.

Mesmo aquelas pessoas que são solidárias com você, ou seja, estão ouvindo o que você tem a dizer e motivando a seguir no caminho correto, no caminho da recuperação, podem não entender ao certo pelo que está passando. Masha Demers, contribuidora do site TheMighty, conta que o seu namorado, apesar de estar constantemente dando apoio a ela durante dois anos na luta contra um transtorno alimentar, sentia que algumas palavras de conforto que ele falava a ela poderiam deixar ela mal por dias. Ela sentia que algumas dessas palavras tornaram-se mecanismos automáticos de resposta sempre que ele tinha que tratar do progresso da batalha contra o transtorno alimentar com ela.

É isso que devemos lembrar, na sua batalha contra um transtorno alimentar, você estará sozinho. Por mais duro que pareça, é a verdade. Não tenha medo, há pessoas solidárias com você, e é com elas que você deve receber o apoio que merece. Isso significa que há ouvido que querem ouvir aquilo que você tem a dizer sobre a sua situação e ombros amigos quando necessitar de um. Mesmo que ninguém no mundo entenda você perfeitamente, aquele que mais chega perto é você mesmo. Você sabe do que precisa, o que quer e aquilo que deseja.

Fonte: https://themighty.com/2017/04/what-no-one-tells-you-about-eating-disorder-recovery/

 

Veja ainda:

O Transtorno Alimentar sobre o qual ninguém fala

Os militares estão mais sujeitos a transtornos alimentares?

Os restaurantes devem informar a quantidade calórica de seus pratos?

O Colégio Influencia no Desenvolvimento de Transtornos Alimentares?