O que é o movimento Body Positivity?

   O movimento Body Positivity tem como objetivo principal disseminar a ideia de aceitação do próprio corpo, lutando contra os padrões impostos pela sociedade. O termo surgiu a partir do site “The Body Positive”, fundado no fim dos anos 1960, o qual discute sobre diversas questões relacionadas ao corpo, além de apresentar conteúdos relacionados ao bem-estar corporal, o mito das dietas e o exagero na prática de exercícios físicos, por exemplo. Mesmo sendo muito associado ao movimento contra a gordofobia, o movimento Body Positive reflete sobre diversas outras características consideradas “fora do padrão”, tais como: 

  • Deficiências;
  • Condições de pele, como melasma e vitiligo;
  • Cor da pele;
  • Aspectos relacionados ao envelhecimento, como rugas e cabelos brancos;
  • Nariz grande;
  • Estrias, celulite e cicatrizes;

   Nesse sentido, é possível pensar em como a nutrição se encaixa nesse contexto. Sabemos que a alimentação está bastante relacionada com a pressão estética e midiática que as mulheres sofrem. É fato que o padrão de beleza feminino foi mudando ao longo dos anos e, atualmente, percebemos uma valorização extrema do corpo magro, em forma de ampulheta, o qual não representa a maior parte da população. Deste modo, diversas mulheres fazem loucuras, recorrendo a dietas restritivas, medicamentos ou até mesmo a procedimentos estéticos invasivos, por exemplo, para tentar se enquadrar nesse padrão, que não existe, colocando em risco a sua saúde física e mental.

   Tendo em vista a era digital que vivemos, podemos dizer que a internet permite que imagens e mensagens sejam compartilhadas com um alcance muito maior do que há alguns anos. No entanto, as redes sociais divulgam e estimulam cada vez mais esse padrão de beleza, o que faz com que muitas pessoas, principalmente mulheres, se sintam frustradas por não apresentarem tal corpo ou tal aparência. Pesquisas recentes têm mostrado uma grande correlação entre os ideais de beleza divulgados nas redes e o aumento da insatisfação corporal. O Body Positivity surge então para mudar essa mentalidade. Inspirado na teoria HAES (Health at Every Size, em português: “Saúde em Todos os Tamanhos”), o movimento incentiva as pessoas a se manterem sadios, respeitando as suas condições biológicas individuais, e não considerando um padrão único.

CHIA, Alissa. Body Positivity Movement: Influence of Beauty Standards on Body Image. Antonian Honor, St. Catherine University. Maio, 2020. Disponível em: https://sophia.stkate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1051&context=shas_honors. Acesso em: 14/03/2022.