O que é Comensalidade?

Você já ouviu falar no termo “comensalidade”? Não se confunda, não tem a ver com o termo vindo da biologia em que duas espécies possuem uma relação de associação (comensalismo).

A COMENSALIDADE seria o ato de comer à mesa com outros indivíduos. Mesmo sem conhecer o termo, é possível que você pratique a comensalidade, realizando almoços ou jantares com a família, se reunindo com amigos para realizar refeições. Na maioria das vezes os eventos sociais possuem a oferta de comidas ou bebidas e estas fazem parte crucial do planejamento do evento, podendo ditar seu sucesso ou não.

Isso ocorre, pois, a comida tem um papel de facilitar relações e diálogos nos eventos, nesses momentos não se come, na maioria das vezes, por fome, mas pelo prazer do convívio, ainda que temporário. Compartilhar os alimentos com o outro demonstra a aceitação da participação de uma pessoa dentro de um determinado círculo social. Essas relações são de grande importância para as pessoas, o contato social e a troca nos fazem sentir completo.

A antropóloga Mary Douglas cita ”fome não é falta de comida, mas ausência de relações sociais e culturais”.

Comer é um ato social e político que envolve diversos costumes e se apresenta como um elemento decisivo da identidade humana e um dos mais eficazes instrumentos para comunicá-la. As refeições e a forma de realiza-las espelham o contexto social e a rotina de determinada época. Por exemplo, em Roma e na Grécia “a mesa” já exercia papel central como meio para comunicação política e social. Portanto, desde a antiguidade a comensalidade existe e têm importância, apenas a forma de pratica-la se altera ao longo do tempo.

Acontecimentos históricos e o passar do tempo geram mudanças nos hábitos e atividades que envolvem o preparo e o comer do alimento. A comensalidade de agora não é a mesma de 50 ou 100 anos atrás, hoje em dia o mundo está mais dinâmico e parece que não há tempo para se sentar à mesa com aqueles que amamos. Apesar das mudanças, a comensalidade ainda ocorre, talvez em outros ambientes ou contextos, mas ainda apresenta grande importância na sociabilidade.

Portanto, o conceito de comensalidade traz a reflexão de que além da importância nutricional e fisiológica da comida, há uma importância social e afetiva, a alimentação assume um comportamento cultural. Para Contreras & Gracia e Woortmann, as escolhas alimentares, que são as formadoras dos hábitos alimentares, constituem parte da totalidade cultural de uma pessoa. Comer é mais do que apenas um ato de sobrevivência, é também um comportamento simbólico e cultural.

Referências:

[1] BORGES, Ana Marta de Brito. Comensalidade: a mesa como espaço de comunicação e hospitalidade. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-3247-1.pdf>.

[2] LIMA, Romilda de Souza; NETO, José Ambrósio Ferreira; FARIAS, Rita de Cássia Pereira. Alimentação, comida e cultura: o exercício da comensalidade. Demetra; 2015; 10(3); 507-522. DOI: 10.12957/demetra.2015.16072. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/viewFile/16072/13748