A motivação para superar a anorexia nervosa entre os adolescentes

Entender a motivação que leva à superação de um transtorno mental é uma parte chave para conhecer e tratar melhor qualquer Transtorno Alimentar. Portanto, conseguir instrumentos para ajudar a construir conhecimento sobre o que faz uma pessoa mudar é fundamental. Pensando nisso, pesquisadores utilizaram a Anorexia Nervosa Stages Change Questionnaire (ANSOCQ) relacionando as respostas obtidas com esse questionário com a auto-estima dos pacientes.

Basicamente, foram analisadas as respostas do questionário de 92 pacientes adolescentes que sofrem com Anorexia Nervosa. Foram medidos os sintomas da Anorexia Nervosa, a motivação dos pacientes para superar o transtorno e a sua auto-estima ao começar o tratamento. Nove meses mais tarde, os pacientes tiver o seu Índice de Massa Corporal.

Recentemente, o conceito da motivação para atingir a superação de um Transtorno Alimentar começou a ser mais estudado. Não é nenhuma novidade, do ponto de vista clínico, que pacientes com Anorexia Nervosa (em particular) possuem sentimentos conflitantes em relação a contornar o seu Transtorno Alimentar, visto que é difícil compreender a situação em que seus corpo estão, o que faz os sintomas ficarem mais aparentes e até mesmo a negação de que eles possuem Anorexia Nervosa.

Sugestões como tratamentos terapêuticos foram identificados como fatores que ajudam o paciente a manter a sua motivação de dedicar-se ao seu tratamento. Algumas pesquisas recentes mostraram que o impacto de intervenções de caráter motivacional nos pacientes com Transtornos Alimentar possuem resultados positivos principalmente para aqueles que sofrem com Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica.

Os resultados da pesquisa mostraram que o IMC dos pacientes teve um aumento significativo, os pacientes ficaram muito satisfeitos com o seu tratamento (78,2%). Tempos depois da pesquisa, os pesquisadores se reencontraram com os pacientes e descobriram que 65,9% deles venceram a Anorexia Nervosa. Ou seja, ao passar por um Transtorno Alimentar, a motivação para conseguir superá-la é essencial. Por mais que tentemos, muitas vezes a nossa motivação própria é diminuída frente ao desafio que é mudar de vida. Por causa, disso – como foi comprovado pelo estudo – é muito beneficial que qualquer paciente tenha ajuda profissional com caráter motivacional.

Fonte: https://jeatdisord.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40337-016-0125-z

 

Veja mais:

Transtornos Alimentares também afetam Atletas Olímpicos

O Colégio Influencia no Desenvolvimento de Transtornos Alimentares?

Emma Thompson diz que a pessão em relação ao peso nos filmes está piorando

Os militares estão mais sujeito a transtornos militares?