Faça as pazes com seu prato

Adepta da linha de estudos da Nutrição Comportamental, a nutricionista Tamara Goldstein Chazan explica que a forma como uma pessoa se relaciona com a comida passa sempre pelo mesmo caminho: as emoções. E, ah, são tantas… Tristeza, tédio, solidão e a campeã de todas, a ansiedade, acabam sendo motivadoras do comer transtornado. Em um grupo de apoio semanal em Porto Alegre, ela orienta mulheres a não classificar alimentos como “bons e ruins” e esquecer a regra de comer de três em três horas.
– É preciso incentivar e resgatar o comer intuitivo, fazer com que as pessoas possam ser donas de suas escolhas alimentares. Não há dietas ou planos, não debatemos números, de peso e calorias. O que se busca é saúde – diz Tamara.

• PARA PARTICIPAR EM PORTO ALEGRE
A psicóloga Maria Isabel Mattos e a nutricionista Tamara Goldstein Chazan coordenam um grupo de apoio semanal para mulheres que brigam com a comida e a balança. Ocorre toda segunda-feira, das 19h30min às 20h30min, na Alimentas Ideias Nutritivas (Av. Ipiranga, 7464 sala 1124, Jardim Botânico), com participação mensal a R$ 220,00. Informações (51) 99228.5025.

•  PARA LER
O Peso das Dietas (Sophie Deram, Editora Sensus, 2014) Baseada em estudos científicos, a autora mostra que fazer regime é a principal fonte de ganho de peso das pessoas, a longo prazo e mostra alternativas para manter uma vida mais saudável e equilibrada.

PARA ASSISTIR
Embrace (Netflix) A ativista Taryn Brumfitt lidera uma cruzada para acabar com o constrangimento que somos levados a sentir de nosso corpo e criar uma nova forma de percepção corporal.