Dia dos pais

Tanto a presença como a ausência dos pais podem influenciar profundamente a saúde mental e emocional dos seus filhos, seja positivamente ou negativamente. Apesar de que culturalmente a influência sobre os filhos seja mais associada a mãe, o envolvimento paterno é muito importante para um desenvolvimento saudável dos filhos. Nos tempos atuais a participação ativa do pai está cada vez sendo mais necessária.
O cuidado com os filhos esteve ligado historicamente a mãe, pois a sociedade funcionava dessa maneira, com a mulher em casa cuidando dos filhos, fazendo comida e com o marido trabalhando. Aos poucos, vem sendo ampliados esses papéis que foram estabelecidos.
Mesmo com essas mudanças, ainda há pais que não são presentes. A imagem de um pai ausente, com a criação de um vínculo pouco seguro, distante afetivamente e com poucas possibilidades de comunicação com o pai está relacionado inclusive ao desenvolvimento de transtorno alimentar nos filhos.
Além disso, eles também podem auxiliar muito no tratamento de transtornos alimentares sendo presentes e ativos no seu papel.
Parabéns a todos os pais que cuidam o máximo possível dos seus filhos e a quem acaba exercendo o papel de pai!!