Como manter um melhor controle na hora de degustar os chocolates de Páscoa

O mês de Abril está começando e com ele chega também o feriado de Páscoa. Essa data é temida por muitos, devido a grande preocupação com o exagero e falta de controle na hora de comer os ovos e barras de chocolate. É preciso pontuar que o consumo de doces costuma aumentar nessa época do ano, o que pode ser considerado extremamente normal, devido a grande quantidade de ovos de páscoa, bombons e doces expostos nos supermercados, além das diversas confeitarias vendendo seus ovos de colher caseiros nas redes sociais. Por isso, não se sinta culpado por apresentar mais vontade de comer doce ou por estar pensando nos chocolatinhos que vai ganhar daqui uns dias. 

Há diversos tipos de chocolates disponíveis no mercado, porém o mais interessante, do ponto de vista nutricional, é aquele que apresenta um teor mais alto de cacau. Pode-se dizer que quanto mais amargo o chocolate for, mais cacau ele apresenta, além de possuir uma quantidade maior de massa de cacau, que contém polifenol, substância que auxilia na diminuição do LDL, também chamado de “mau colesterol”. Além dos chocolates amargos, há também o meio amargo, o qual apresenta um teor de cacau que fica entre 40-50%. Esse tipo costuma ter menos açúcar e gordura em sua composição do que os chocolates tradicionais. Nesse sentido, chegamos ao chocolate ao leite, o preferido pela maior parte das pessoas. O chocolate ao leite possui quantidades mais altas de açúcar, leite e gordura em sua composição, o que agrada o paladar de muitos. Ademais, ele apresenta uma porção mais baixa de cacau, em torno de 25%. Por fim, temos o chocolate branco, que é composto por manteiga de cacau e não mais massa de cacau, o qual apresenta mais gordura em sua composição. O chocolate é um alimento que apresenta características funcionais, que já foram comprovadas em estudos, tais como a presença de substâncias em sua composição, tais como a cafeína, que pode ser considerada estimulante, a feniletilamina, responsável pelo bom humor e a teobromina, que estimula o músculo do coração e o sistema nervoso.

Deste modo, como estamos iniciando o mês em ritmo de Páscoa, aqui vão algumas dicas para você manter um melhor controle na hora de degustar os chocolates:

  • Caso você tenha ganhado doces em excesso, procure estabelecer um limite de consumo, como por exemplo: coma 1 pedaço ao dia ou três vezes na semana ou até mesmo limite o consumo de, no máximo, 2 ovos no mês. Isso fará você exercitar o auto-controle!
  • Lembre-se que você pode comer o seu doce a qualquer momento, sem restrições exageradas, por isso não há necessidade de comer todos os chocolates em apenas um final de semana. Guarde e aproveite para degustar quando estiver realmente com vontade!
  • Por que não guardar uma parte dos chocolates que você ganhou e utilizar no preparo e criação de novas receitas? Essa é uma ideia super interessante para compartilhar momentos especiais com a sua família ou amigos.
  • Dica final: tente ao máximo comer seu docinho com atenção, desfrutando de cada pedaço e prestando atenção ao sabor do alimento.

E lembre-se, está tudo bem também de comer um chocolatinho a mais nesse período. Páscoa é tempo de estar com aqueles que amamos, por isso não deixe de curtir momentos especiais. A nutrição vai muito além dos nutrientes. Comer é um ato de amor e afeto. 

Aqui na Alimentas nós acreditamos que nenhum alimento é proibido, ao respeitarmos a frequência e a quantidade. 

Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Possuímos atendimento na área de nutrição e psicologia. Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou Instagram 🙂