Estudo da Unicamp traça “ciclo” da obesidade e desbanca dieta low carb

Estudo da Unicamp traça “ciclo” da obesidade e desbanca dieta low carb

Segundo a pesquisa da universidade, dietas ricas em gorduras saturadas desencadeiam descontrole da fome e do gasto calórico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jogue fora as acusações de preguiça e falta de força de vontade direcionadas às pessoas que têm dificuldades para seguir dietas. Se você trava uma batalha contra a balança e, ainda assim, não consegue resistir a tentações gordurosas e calóricas, a ciência explica. Segundo conclusões de um estudo realizado por cientistas da Universidade de Campinas (Unicamp), isso tudo é, literalmente, coisa da sua cabeça. A pesquisa, apresentada na Fapesp Week, em Nebraska, nos Estados Unidos, aponta um grupo de neurônios como responsável por sua fraqueza diante de doces e hambúrgueres.

A grande sacada do estudo é traçar uma espécie de “roteiro da obesidade” –  ciclo vicioso de reações do seu organismo, que pode explicar os quilos a mais e por que eles se recusam a ir embora. Os resultados foram apresentados na Fapesp Week no mês passado. E, de acordo com o médico responsável, o professor Licio Augusto Velloso, coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da Unicamp, podem representar o ponto de partida de novos tratamentos para a doença, que já tem status de epidemia mundial.

Segundo a pesquisa, pacientes obesos podem ter uma disfunção digestiva causada pela morte de um grupo de neurônios chamados de “POMC”, responsáveis por sinalizar ao corpo que é hora de parar de comer. Sem essas células, os indivíduos passam a ter cada vez mais necessidade de ingerir alimentos ricos em gordura e açúcar, ao mesmo tempo que apresentam queda no metabolismo. Em resumo: comem mal, mais e gastam menos.