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O MITO DA BELEZA

PALESTRA E DISCUSSÃO SOBRE O LIVRO: O MITO DA BELEZA Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres

“As mulheres ficam “feias” quando têm estrias. Os homens têm estrias, nos quadris, das quais muitas vezes nem têm conhecimento. Os seios das mulheres precisam ser de uma simetria perfeita; os órgãos genitais masculinos sem dúvida não são. Existe toda uma literatura de rejeição ancestral aos gostos e aparências do corpo feminino. Os homens podem ter um gosto desagradável e uma aparência simplesmente apavorante. As mulheres gostam deles de qualquer jeito.”
” Atualmente pede-se à mulher que se sinta um monstro mesmo que ela seja saudável e tenha um funcionamento físico perfeito”
“A coxa de um homem é feita para andar, mas a de uma mulher é para caminhar e ter uma “bela” aparência”
 
“A gentileza que as pessoas costumam dispensar aos corpos masculinos não se aplica aos femininos. As mulheres têm pouca privacidade física. Cada mudança ou flutuação no peso é publicamente observada, julgada e debatida”
 
“A retórica “de apoio” da indústria da dieta encobre o óbvio: a última coisa que essa indústria almeja é que as mulheres emagreçam de uma vez por todas. Noventa e oito por cento das pessoas que fazem regimes recuperam o peso. “A indústria dos alimentos dietéticos é a alegria do empresário”, “porque o mercado se cria sozinho e tem uma tendência intrínseca à expansão. Partindo-se da pressuposição do fracasso… o interesse em estratégias, técnicas e produtos dietéticos parece não ter limites.” O mesmo vale para a indústria dedicada a combater o envelhecimento, que seria destruída se existisse um produto realmente eficaz (ou se existisse um amor-próprio feminino universal)”

“A dieta pode na verdade causar tanto os distúrbios da alimentação quanto a própria obesidade.” 

O MITO DA BELEZA, Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres
Naomi Wolf

CONTEÚDO
O trabalho: como tudo começou
A fome e o poder da magreza
O sexo e o constrangimento com o corpo
A cultura e… o que fazer?
O que significa ser feminista em tempos atuais

PÚBLICO-ALVO: Mulheres que queiram saber mais e discutir sobre a história do padrão de beleza e o impacto nos dias atuais.
Será fornecido certificado.

FACILITADORA
Tamara Goldstein Chazan
Nutricionista pelo Centro Universitário Metodista IPA. Pós-graduada em Psicologia em Nutrição: Intervenções no Comportamento Alimentar pelo IPGS. Mestranda em Psicologia pela PUCRS. Membro do Departamento de Transtornos Alimentares e Obesidade do Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisiciplinaridade. Professora no IERGS. Diretora da Alimentas Ideias Nutritivas onde realiza atendimentos e organiza cursos na área do Comportamento Alimentar. Palestrante convidada em Universidades, academias, Eventos Científicos e empresas em geral com os temas Comportamento Alimentar, Mindful Eating e Comer Intuitivo.

CONVIDADAS
Marcelle Toaldo
Empreendedora no segmento Plus Size. Estudante de Relações Públicas da Unirriter.
Camila Fridman
Engajada com a causa do Feminismo. Estudante de Fonoaudiologia da UFRGS.

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Monotonia alimentar e descontrole: qual a relação?

Descontrole alimentar se caracteriza pelo consumo exagerado de alimentos, com ou sem a presença de fome. Já a monotonia alimentar é quando a pessoa costuma com frequência, consumir os mesmos alimentos, limitando sua variedade ou quantidade. Embora possa ser discutido, a monotonia alimentar tem sido associada ao descontrole alimentar, gerando possivelmente um aumento da gordura do corpo.

Como já colocado nas redes sociais da Alimentas anteriormente, alimentação saudável não é consumir só frutas e verduras, é também comer carboidratos e doces. O descontrole alimentar pode acontecer justamente quando existe um comportamento restritivo, fazendo privação de alimentos mais calóricos como bem ilustra a imagem na parte da direita. Um dos princípios do comer intuitivo é rejeitar a mentalidade de dieta, já que as dietas são regras externas que não possibilitam entrar em contato com sinais de fome e saciedade, muitas vezes causando a recuperação parcial ou total do peso que foi perdido. Quando se trabalha com o comportamento alimentar, o peso ideal quem diz é o próprio paciente, no momento em que ele consegue estabelecer uma relação tranquila na hora de comer.  Uma ideia boa é compartilhar o momento da refeição, tornando a situação agradável e diminuindo o risco de consumir alimentos de forma exagerada.

Segunda-feira teve vídeo no stories, perguntando se o pessoal já sabia onde ia passar a Páscoa e se a quantidade de chocolate que iam ganhar ia ser um problema. Teve quem respondeu que sim, teve quem respondeu que não. E você que tá lendo, já pensou sobre isso?

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Workshop de Mindfulness

WORKSHOP DE MINDFULNESS

VENHA CONHECER O MINDFULNESS E COMEÇAR A APLICAR EM SUA VIDA

Frente ao ritmo de vida frenético da atualidade e seu impacto na nossa saúde física e mental, a habilidade de VIVER mais no ‘modo mindful’ é preciosa para quem busca bem-estar e qualidade de vida.
A palavra Mindfulness (traduzida como atenção plena) é um termo “guarda-chuva” ou polissêmico, que pode ser usada para descrever uma característica ou estado psicológico, ou ainda exercícios e práticas nos quais se foca a atenção na atividade realizada no momento presente.

Mindfulness pode ser definido como um estado mental ou estilo de vida que consiste em estar intencionalmente aberto à experiência direta do momento presente, observando os pensamentos de forma gentil e curiosa, sem julgamentos, críticas ou reações automáticas.
As intervenções baseadas em Mindfulness também tem eficácia comprovada para redução de estresse, ansiedade, dor crônica e para promoção de saúde e melhora da qualidade de vida (Gotnik et al, Plos One, 2014).

CONTEÚDO
Origens históricas e perspectivas
Neurociência e Psicologia Moderna
Práticas formais – técnicas utilizadas nos principais protocolos internacionais de Mindfulness
Práticas em movimento
Práticas informais
Como levar o Mindfulness para o dia a dia

DATA: 23/06/2018
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Alimentas Ideias Nutritivas (Av. Ipiranga, 7464 sala 1124 – Jardim Botânico – Porto Alegre, RS)
PÚBLICO-ALVO: Pessoas que buscam conhecer Mindfulness e começar a aplicar em suas vidas.
Será fornecido certificado e áudios para praticar em casa.
Vagas limitadas a 16 pessoas.

FACILITADOR
Marcelo Trombka
Médico (UFCSPA). Sócio da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Doutorado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento em andamento pela UFRGS. Instrutor de Mindfulness Certificado pelo Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção de Saúde – Universidade Federal de São Paulo. Treinamento em Mindfulness-Based Cognitive Therapy pelo Oxford Mindfulness Center. Aperfeiçoamento em Neuropsiquiatria pela University of Miami School Medicine – Jackson Memorial Hospital, Florida. Certificado em Ciência do Bem Estar pela University of California. Em treinamento no Compassion Cultivation Training Teacher Training – Stanford Medical School – California. Formação em ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) com Dr. Russ Harris. Membro da International Positive Psychology Association. Oferece palestras, workshops e grupos de mindfulness para o público em geral e empresas da região sul do Brasil.

INSCRIÇÕES
Confirmar presença no evento do facebook*
Efetuar o pagamento por boleto ou cartão de crédito (Via Pagseguro). Após confirmar presença no evento e efetuar o pagamento, a sua inscrição está confirmada. Não é necessário enviar comprovante.
*caso não tenha facebook, enviar nome completo para eventos@alimentas.com.br colocando Workshop de Mindfulness no campo “assunto”

INVESTIMENTO
Inscrições encerradas.